APED faz "balanço" positivo da taxa sobre os sacos plásticos

APED faz "balanço" positivo da taxa sobre os sacos plásticos

 

AO/Lusa   Economia   14 de Mar de 2015, 13:24

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) faz um "balanço positivo" sobre a introdução da taxa sobre os sacos plásticos leves, mas a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) diz que ainda é cedo para tirar conclusões.

 

A taxa sobre os sacos plásticos leves entrou em vigor a 15 de fevereiro e um mês depois o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, destaca o "balanço muito positivo" da aplicação da lei, tal como a APED.

"O balanço efetuado entre o universo de associados APED é bastante positivo e está em linha com os objetivos ambientais traçados pelo Governo”, refere a APED, numa nota enviada à Lusa.

"Registou-se efetivamente uma acentuada redução de consumo de sacos de plástico, mostrando uma rápida adaptação do consumidor português a esta nova realidade, o que certamente trará impactos ambientais positivos", refere a APED.

"A sustentabilidade ambiental sempre foi, aliás, uma preocupação do setor da distribuição e a APED foi pioneira na adoção de práticas de consumo sustentável, nomeadamente no que diz respeito a sacos de transporte de compras, como se pode verificar pela imensa diversidade de oferta ao consumidor", conclui a APED.

Já a APIP considera que "ainda é cedo para se poder tirar conclusões".

"As grandes empresas acabaram com os sacos leves e algumas estão a perder mercado", disse a diretora da APIP, Isabel Ferreira da Costa.

Há casos em que as empresas estão com "as linhas de produção em 'standby' [em espera], sem saberem se voltam a trabalhar" ou se os clientes vão voltar a fazer encomendas, adiantou.

Atravessa-se "um período de expectativa" no setor, mas uma coisa é certa para a APIP, as empresas "foram prejudicadas" pela aplicação da taxa sobre os sacos plásticos leves num curto prazo de tempo, acrescentou.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.