Açoriano Oriental
António Guterres vai sexta-feira a votos no Conselho de Segurança
Os membros do Conselho Segurança das Nações Unidas votam esta sexta-feira, pela segunda vez, em António Guterres e nos restantes 11 candidatos para secretário-geral da organização, confirmou fonte diplomática à Lusa.
António Guterres vai sexta-feira a votos no Conselho de Segurança

Autor: Lusa/AO Online

Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicará se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os candidatos.

Na primeira votação, que ocorreu a 21 de julho em Nova Iorque, o ex-primeiro-ministro português ficou à frente da corrida, seguido do ex-Presidente esloveno Danilo Turk.

António Guterres não teve nenhum voto contra a sua candidatura nesta primeira votação, confirmou na altura uma fonte diplomática à Lusa.

O português recebeu 12 votos de encorajamento, seguido do esloveno Danilo Turk, que recebeu 11. Mas enquanto Turk teve dois votos "desencoraja", António Guterres não teve nenhum.

Este facto pode ser decisivo na eleição, uma vez que o novo secretário-geral precisa da aprovação de todos os cinco membros permanentes (Estados Unidos da América, Reino Unido, Rússia, França e China), que têm poder de veto.

Depois de Turk e Guterres, seguiu-se a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara e diretora da UNESCO, Irina Bokova, com nove votos de encorajamento e quatro de desencorajamento.

Seguiu-se Vuk Jeremic, da Sérvia, e Helen Clark, da Nova Zelândia.

Os últimos lugares ficaram para Miroslav Lajcak (da Eslováquia), Susana Malcorra (Argentina), Christiana Figueres (Costa Rica), Natalia Gherman (Moldávia) e Igor Luksic (Montenegro). Vesna Pusic, da Croácia, ficou em último, com 11 votos negativos.

"É um resultado extremamente positivo, dada a grande qualidade das outras candidaturas apresentadas. É um estímulo claríssimo para a candidatura do engenheiro Guterres e a confirmação de que é particularmente habilitado para o cargo de secretário-geral", disse na altura o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, à Lusa.

Neste momento, existem 12 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados