Açoriano Oriental
António Guterres reúne-se com Assembleia-geral em encontro informal
A Assembleia-geral das Nações Unidas tem hoje um encontro informal com o secretário-geral designado, António Guterres, em que todos os Estados-membros da ONU poderão fazer intervenções.
António Guterres reúne-se com Assembleia-geral em encontro informal

Autor: Lusa/AO Online

 

O encontro informal será “uma oportunidade para uma interação inicial” com António Guterres, “para o apoiar na preparação para o cargo”, indica o item de agenda da Assembleia-geral.

“Todos os Estados-membros e grupos podem falar”, destaca a informação, apelando para intervenções curtas, que não excedam os três/quatro minutos.

O encontro será também aberto a outros intervenientes, nomeadamente à sociedade civil, e será transmitido pela internet, “em linha com os compromissos de transparência e abrangência do presidente da Assembleia-geral”.

O encontro foi anunciado pelo presidente da Assembleia-geral, Peter Thomson, no dia da aclamação formal de Guterres perante os 193 Estados-membros das Nações Unidas.

Nessa altura, Peter Thomson qualificou como “histórico” o processo de seleção do nono secretário-geral da ONU, “pela primeira vez guiado por princípios de transparência e abrangência".

Destacando a “vasta experiência” de Guterres, Thomson disse ainda acreditar que o antigo primeiro-ministro português “vai servir a comunidade internacional com dedicação” e garantiu que “fará tudo para facilitar um processo de transição suave”.

O atual secretário-geral, o sul-coreano Ban Ki-moon, vai manter-se em funções até 31 de dezembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados