Açoriano Oriental
António Guterres inicia segundo mandato como Alto Comissário para os Refugiados
António Guterres inicia terça feira um segundo mandato de cinco anos na liderança do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), após o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, ter proposto a sua recondução no cargo.
António Guterres inicia segundo mandato como Alto Comissário para os Refugiados

Autor: Lusa / AO online

Em 24 de abril, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a recondução do antigo primeiro ministro português, eleito pela primeira vez para este organismo internacional em 15 de junho de 2005, sucedendo ao holandês Ruud Lubbers.

Em comunicado oficial, Guterres manifestou o seu reconhecimento pela decisão e num posterior discurso no Parlamento Europeu considerou “um privilégio e uma honra extraordinários” continuar a dedicar o seu trabalho “a uma causa a favor daqueles que, porventura, têm no mundo a mais vulnerável das posições”.

O ACNUR, que já foi contemplado com dois Prémios Nobel da Paz, é uma das principais agências humanitárias do mundo. Com mais de 6.800 funcionários, está presente em cerca de 120 países, fornecendo proteção e ajuda a milhões de refugiados, deslocados ou repatriados.

Mais de 85 por cento do pessoal do ACNUR está presente no terreno e confronta-se frequentemente com situações difíceis e perigosas.

O orçamento para 2010 situa-se nos três mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados