Açoriano Oriental
António Costa participa em Bruxelas na eleição de presidente do Conselho Europeu
O primeiro-ministro, António Costa, participa hoje, em Bruxelas, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia marcada pela eleição do presidente do Conselho Europeu, cargo ao qual se apresentam dois candidatos, ambos polacos.
António Costa participa em Bruxelas na eleição de presidente do Conselho Europeu

Autor: Lusa/AO Online

O chamado “Conselho da Primavera”, tradicionalmente dedicado a assuntos económicos, tem em agenda uma análise ao estado da economia europeia e um debate sobre política comercial, mas o destaque dos trabalhos é a eleição do presidente do Conselho, numa disputa entre dois compatriotas: o atual detentor do cargo, Donald Tusk, e o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski.

Tusk, que sucedeu ao belga Herman van Rompuy em finais de 2014 na presidência do Conselho, é o grande favorito à (re)eleição, pois conta com o apoio da generalidade dos Estados-membros, sendo conhecida apenas a objeção de uma capital: Varsóvia.

A oposição do Governo polaco à reeleição de Tusk prende-se com a antiga e conhecida animosidade entre o atual presidente do Conselho Europeu e Jaroslaw Kaczynski, líder da principal força política polaca, o partido ultraconservador Direito e Justiça (PiS), no poder, que decidiu então apresentar o seu próprio candidato, Saryusz-Wolski, um “ilustre desconhecido” em Bruxelas, que para já só conta mesmo com o apoio declarado da Polónia.

Pelo contrário, vários líderes europeus, como a chanceler alemã Angela Merkel, já manifestaram publicamente o seu apoio a Tusk para um novo mandato (de junho de 2017 a novembro de 2019).

O primeiro-ministro português também já afirmou publicamente que Portugal está satisfeito com o trabalho de Donald Tusk no primeiro mandato e que não vê razões para que não seja reconduzido, ainda que pertença - tal como os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu - à família política do PPE (Partido Popular Europeu, de centro-direita, no qual estão integrados PSD e CDS-PP).

Depois da eleição, os líderes passam aos outros pontos da agenda, dominada pela questão das migrações e pela análise à situação económica, não sendo no entanto esperadas quaisquer decisões significativas neste Conselho.

Na sexta-feira, os líderes europeus voltam a reunir-se informalmente a 27 – sem a primeira-ministra britânica Theresa May, um figurino que tem vindo a ser adotado desde o referendo no Reino Unido que ditou o ‘Brexit’ – para preparar a cimeira do 60.º aniversário do Tratado de Roma, a ter lugar na capital italiana em 25 de março, e na qual os líderes europeus adotarão uma estratégia para o futuro da União Europeia.

A anteceder a cimeira de líderes da UE, realizam-se as tradicionais "mini-cimeiras" partidárias preparatórias. António Costa participará na reunião dos Socialistas Europeus, mas o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, cuja presença estava prevista para a reunião do PPE, afinal não se deslocará a Bruxelas devido a um "impedimento de última hora", revelaram fontes partidárias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados