Açoriano Oriental
António Costa inicia hoje visita de dois dias à Argentina com forte agenda económica
O primeiro-ministro português inicia hoje uma visita oficial de dois dias à Argentina, com um programa que inclui um encontro com o Presidente da República, Maurício Macri, e que possui uma forte componente económica.
António Costa inicia hoje visita de dois dias à Argentina com forte agenda económica

Autor: Lusa/AO Online

 

Durante os dois dias em Buenos Aires, António Costa estará acompanhado pelos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Esta madrugada, quando a comitiva do líder do executivo português chegou ao aeroporto de Ezeiza, a 25 quilómetros do centro da capital, António Costa foi recebido por Jorge Faurie, antigo embaixador argentino em Portugal e que esta manhã toma posse como ministro dos Negócios Estrangeiros.

No plano das relações políticas, o executivo português salienta sobretudo a circunstância de António Costa conhecer pessoalmente o chefe de Estado da Argentina, Maurício Macri.

Macri desempenhou as funções de presidente do Distrito Federal de Buenos Aires a partir de 2007, ou seja, no mesmo período em que o atual primeiro-ministro também começou a exercer o cargo de presidente da Câmara de Lisboa.

Hoje, o primeiro ponto do programa de António Costa na capital argentina será uma intervenção no encerramento de um encontro empresarial promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Depois, visitará a Universidad Argentina de la Empresa (UADE), onde fará novo discurso, e estará presente num encontro com a comunidade lusa residente neste país - uma receção que terá lugar no Clube Português de Buenos Aires.

O momento alto do segundo e último dia em Buenos Aires, na terça-feira, acontecerá quando o primeiro-ministro se reunir com o Presidente da República, Maurício Macri, na Casa Rosada, após o que haverá assinatura de acordos bilaterais e declarações à imprensa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados