Açoriano Oriental
António Costa diz que PS está "melhor posicionado" para formar executivo
O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, afirmou em entrevista à agência Reuters divulgada hoje, que o seu partido está "melhor posicionado para formar Governo", sem representar um "risco para as regras europeias".
António Costa diz que PS está "melhor posicionado" para formar executivo

Autor: Lusa/AO Online

 

“O que é claro neste momento, é que o Partido Socialista está numa posição melhor do que a direita para formar um Governo que será estável nos próximos quatro anos”, declarou o líder socialista, acrescentando que “pela primeira vez pode haver um Governo que reflita a maioria de esquerda no parlamento sem constituir um risco para as regras europeias”.

Após reuniões com os líderes do Partido Comunista Português (PCP) e do Bloco de Esquerda (BE), António Costa defendeu que o espetro político mudou, na medida em que estes dois partidos deixaram cair as propostas em que que se opunham aos compromissos de Portugal perante a União Europeia.

Costa afirmou também que as negociações com os dois partidos foram baseadas no programa do PS, ao passo que as conversações com PSD e CDS-PP se centraram no programa da coligação.

Hoje, às 18:00, haverá novo encontro entre António Costa e o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas.

O líder socialista vincou na mesma entrevista que o PS está pronto para governar e “virar a página da austeridade”, acrescentando que, apesar de PSD e CDS-PP terem recolhido mais votos nas legislativas, as eleições mostraram um “desejo de mudança na política” pois a esquerda tem o apoio maioritário no parlamento.

António Costa afirmou ainda esperar que as negociações para a formação do próximo Governo possam estar concluídas em “pouco tempo”.

A coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada nas legislativas de 04 de outubro, mas sem maioria absoluta de deputados.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados