Açoriano Oriental
Antigas oficinas da ANA na ilha de Santa Maria vão ser recuperadas
O edifício das antigas Oficinas Gerais da ANA na ilha de Santa Maria, Açores, vai ser recuperado e transformado em espaço museológico, incubadora de empresas e local de instalação de atividades de diversas instituições e entidades.
Antigas oficinas da ANA na ilha de Santa Maria vão ser recuperadas

Autor: Lusa/AO Online

O "estudo prévio" do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria foi hoje apresentado no edifício das antigas Oficinas Gerais da ANA, em terrenos próximos ao aeroporto de Santa Maria cuja propriedade passou em 2013 para a Região Autónoma dos Açores.

No edifício, que inclui diversos pavilhões e um pátio exterior, há maquinaria antiga ao longo de décadas usada pela ANA nestas oficinas, a qual vai ser recuperada e exposta no novo espaço. O mesmo vai acontecer com o mobiliário.

Na apresentação do "estudo prévio" do projeto de recuperação, o arquiteto Frederico Brix destacou que "o próprio edifício", pela sua história, deve ser recuperado para ser também ele próprio exposto e admirado.

Além disso, as diversas salas vão ser recuperadas e organizadas de forma a receberem feiras e exposições ou atividades de entidades e instituições da área social ou cultural, por exemplo.

Será também aqui instalada a incubadora de empresas de Vila do Porto (o único município de Santa Maria).

Presente na apresentação de hoje, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, frisou que a criação do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria foi uma proposta do núcleo local da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e que este tipo de investimento é um exemplo daquilo que o executivo pretende fazer nas restantes ilhas.

"Este espaço acaba por assumir contornos muito especiais, desde logo, fruto da sua história e daquilo que ele representa e já representou, de forma mais efetiva, para o desenvolvimento da ilha de Santa Maria. E a primeira ideia é exatamente esta, pegarmos no património que temos, nos recursos que temos e já existem nas nossas ilhas, dar-lhe novas funcionalidades, novos objetivos, novas funções e, por essa via, conseguirmos também criar novos polos de desenvolvimento", afirmou.

Vasco Cordeiro sublinhou ser importante aproveitar o potencial de cada ilha e transformá-lo num "contributo efetivo e concreto para o desenvolvimento não apenas dessa ilha, mas da região" no seu conjunto.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita a Santa Maria e, durante a manhã, o secretário regional da Saúde apresentou, por seu turno, a nova versão do boletim infantil de saúde oral da região, que já existe há nove anos.

Luís Cabral revelou que, pela primeira vez este ano, os Açores conseguem ter dentistas em todos os centros de saúde.

Durante a mesma visita ao centro de saúde de Santa Maria, Luís Cabral assistiu ainda à utilização do equipamento de telemedicina entre enfermeiros de várias ilhas no tratamento de uma ferida.

Os Açores pretendem ter a funcionar em pleno 14 projetos de telemedicina até ao final de 2016, tendo hoje o secretário regional da Saúde manifestado confiança em que o objetivo será conseguido, após os diversos projetos nesta área que foram já desenvolvidos e anunciados ao longo dos últimos anos.

"Todos foram fundamentais para chegarmos aqui", afirmou, lembrando que este é um processo que obriga à adaptação às tecnologias de profissionais e utentes e a mudanças de atitudes.

Para Luís Cabral, há também neste momento condições para "um passo muito concreto" nesta área por recentemente todas as ilhas dos Açores terem passado a ter cobertura de fibra ótica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados