Açoriano Oriental
Ano Robin Williams, mundial de futebol, ébola e avião malaio
Robin Williams, ator norte-americano que filmes como "Bom Dia Vietnam" ou "Clube dos Poetas Mortos" tornaram mundialmente conhecido, suicidou-se em agosto mas o mundo não o esqueceu e aparece em primeiro lugar na lista de pesquisas do Google.
Ano Robin Williams, mundial de futebol, ébola e avião malaio

Autor: Lusa/AO online

 

À semelhança de outros anos, o motor de pesquisa mais usado no mundo divulgou as 10 principais tendências de busca dos utilizadores de internet para 2014 e Robin Williamns lá está no topo, batendo mesmo o mundial de futebol, que decorreu no Brasil, e a febre hemorrágica Ébola, que já matou quase sete mil pessoas.

Comediante, ator de filmes como “Popeye” ou “O Bom Rebelde, Williams” “correu mundo” através de dezenas de filmes e séries e aos 63 anos, a 11 de agosto deste ano, suicidou-se, supostamente na sequência de uma depressão. Diz o Google que houve após o anúncio da morte um aumento das pesquisas relacionadas com testes de depressão e saúde mental.

Do verão passado chega também a segunda tendência de pesquisa na lista de 10 hoje divulgadas pela empresa Google, o mundial de futebol que de 12 de junho a 13 de julho decorreu no Brasil e que foi ganho pela Alemanha.

Os jogos, o calendário, os resultados, o desempenho das equipas, tudo terá contribuído para o segundo lugar, incluindo, lembra a Google, a dentada do uruguaio a um jogador italiano, a segunda dentada a um jogador em campo na sua carreira (de futebolista).

De outro continente, África, surge a terceira palavra mais procurada no motor de pesquisa, Ébola, a febre hemorrágica que na África Ocidental já fez 6.841 mortos de um total de 18.464 casos identificados, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outro acontecimento funesto está relacionado com duas palavras que surgem em quarto lugar na lista, “Malaysia Airlines”. Assim juntas referem-se a um dos maiores mistérios do ano, relacionadas com um Boeing 777 malaio que desapareceu em março com 239 pessoas a bordo.

Não emitiu qualquer mensagem de perigo, não pediu ajuda. O voo 370 partiu de Kuala Lumpur para Pequim e simplesmente desapareceu. Até hoje não foram encontrados vestígios, apesar de todas as investigações. Ainda assim foram otimistas os utilizadores da internet: segundo a empresa Google as pesquisas “mh370 encontrado” excederam as pesquisas por “mh370 perdido”.

No “ano em pesquisa” aparece depois uma boa causa, muito em moda há alguns meses, os chamados banhos gelados, uma brincadeira de solidariedade para com as vítimas de esclerose. Um banho gelado filmado e uma causa que envolveu celebridades e milhões de euros para as associações de apoio a esclerose lateral amiotrófica. Mais de 600 pessoas em Portugal sofrem da doença.

No “top ten” das pesquisas surge depois um passarinho criado por um programador vietnamita, o Flappy Bird, um jogo para telemóveis, gratuito, que é dos mais procurados, e Conchita Wurst, uma personagem criada por um cantor austríaco (Thomas Neuwirth) e que com ela (uma drag queen) ganhou o último festival eurovisão da canção.

A crescente instabilidade provocada pelo grupo “jihadista” Estado Islâmico na região do Iraque e da Síria e as decapitações que protagoniza tornaram o movimento um dos temas mais pesquisados em 2014.

E segundo a lista do Google fazem parte ainda dos 10 temas mais procurados o filme de animação “Frozen”, que conta a história de uma princesa congelada, e os jogos olímpicos de inverno, que decorreram em fevereiro passado em Sóchi, na Rússia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados