Açoriano Oriental
Aniversário do hip hop assinalado hoje pela Google

A Google celebra, com um 'doodle', o 44.º aniversário do hip hop, evocando a sessão do DJ Kool Herc, o músico jamaicano Clive Campbell, em 11 de agosto de 1973, no Boogie Down Bronx, em Nova Iorque.

Aniversário do hip hop assinalado hoje pela Google

Autor: Lusa/AO online

DJ Kool Herc trabalhou então em simultâneo dois gira-discos, sobre as partes instrumentais das canções ('breaks'), controlando a 'batida' da música e a sua extensão, num 'Merry Go-Round', dando origem ao que passou a designar-se por hip hop e 'breakdance'.

O 'doodle' parte de um 'graffiti' do artista Cey Adams, em que os dois 'os' de Google se revelam dois pratos de gira-discos, início de um documentário animado, que conta a história do hip hop e que também ensina a criar 'breaks', 'mixes', 'beats' e 'scratch'.

O protagonista do 'doodle' é o 'graffiter', 'rapper' e cineasta Fab 5 Freddy, também pionero do hip hop, que aqui se transforma em MC, "mestre de cerimónias", que explica a história da corrente e abre a narrativa a outras personagens-chave do género, como Grand Wizzard Theodore, o "mago do scratch", ou Sylvia Robinson, fundadora da Sugar Hill Records.

O 'doodle' destaca igualmente discos iniciais da história do hip hop, como "Darkest Light", de The Lafayette Afro Rock Band, e "Between the Sheets", de Isley Brothers.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados