Açoriano Oriental
Angra do Heroísmo promove semana do empreendedorismo

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores, vai promover uma semana municipal de empreendedorismo, entre segunda-feira e sexta-feira da próxima semana, com formações, palestras e ações em escolas, para motivar sobretudo os jovens.

Angra do Heroísmo promove semana do empreendedorismo

Autor: Lusa/AO online

“Contamos que esta seja mais uma boa oportunidade para os jovens angrenses adquirirem aquilo que são as ferramentas necessárias para se tornarem melhores empreendedores, para criarem o seu negócio e para – e esse é o objetivo de fundo – prepararmos também a nível económico o nosso concelho, para uma transição para uma dinâmica mais reforçada do tecido empresarial privado”, adiantou hoje o vereador da autarquia açoriana Guido Teles, em conferência de imprensa.

Segundo André Leonardo, jovem natural de Angra do Heroísmo e fundador da empresa Faz Acontecer, que promove palestras e formações sobre empreendedorismo, a iniciativa pretende envolver mais de 500 pessoas.

A semana municipal de empreendedorismo, financiada por fundos comunitários, arranca com formações em duas escolas profissionais, na segunda-feira, para preparar os estudantes, que estão a terminar a sua formação, para a entrada no mercado de trabalho.

Na terça-feira será o “Dia do Empreendedor” e haverá uma mostra sobre a incubadora de empresas Start Up Angra e sobre alguns dos projetos que acolhe, seguindo-se uma palestra motivacional com André Leonardo.

Nos dois dias seguintes, quarta e quinta-feira, serão realizadas formações abertas ao público sobre redes sociais e vendas, bem como sessões de mentoria para as empresas incubadas na 'Start Up Angra'.

Durante toda a semana, a incubadora, que acolhe atualmente cerca de 30 projetos, estará aberta ao público, permitindo o contacto e a troca de ideias com os empresários.

Para André Leonardo, os Açores ainda estão a dar os primeiros passos em empreendedorismo, mas oferecem todas as condições a quem criar um negócio.

“A nível regional existem apoios para criação de empresas como não existem no resto do país e eu arrisco-me a dizer no mundo. E eu estive em vários ecossistemas pelo mundo inteiro. Não existem incentivos de 50/60% a fundo perdido. Isto é uma coisa inacreditável”, salientou.

O jovem empresário admitiu que a insularidade traz alguns constrangimentos, mas defendeu que podem ser ultrapassados.

“É claro que temos restrições: o mercado interno é muito pequeno e fragmentado. Mas também existem soluções para isso. Tudo o que é vendido pela internet não interessa se está na ilha Terceira, na China ou nos Estados Unidos”, frisou.

André Leonardo sublinhou a necessidade de se continuarem a desenvolver atividades que promovam o empreendedorismo, de forma constante, para que a mensagem chegue a todas as pessoas.

“Ainda há muita falta de informação. Há muita gente que ainda não vê o autoemprego ou a criação de um negócio como uma possibilidade de carreira. Passa muito por desmistificar esse conceito”, apontou.

Segundo Guido Teles, a 'Start Up Angra' tem promovido também atividades com um público mais novo, como a realização de formações para crianças entre os seis e os 12 anos e a criação uma plataforma que liga todos os estabelecimentos de ensino da ilha.

Estão ainda previstas sessões de inspiração para o empreendedorismo, em parceria com a Junior Achievement Portugal, com duas turmas de uma escola secundária.

“É uma forma de começar desde cedo a preparar as crianças para esta mentalidade empreendedora, de enfrentarem os desafios com coragem e com uma atitude positiva”, salientou o vereador.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados