Açoriano Oriental
Angra do Heroísmo avança com obras de 3 ME para valorizar baía do Fanal
A primeira fase da obra de proteção, consolidação e valorização da baía do Fanal, em Angra do Heroísmo, foi hoje colocada a concurso público, numa intervenção que tem um custo global de três milhões de euros.
Angra do Heroísmo avança com obras de 3 ME para valorizar baía do Fanal

Autor: Lusa/AO Online

Os trabalhos contemplam, nesta fase, um percurso pedonal e a criação de cerca de 200 lugares de estacionamento.

“É um percurso pedestre com um importante valor do ponto de vista paisagístico, porque tem uma bonita vista para a cidade e para a ilha de São Jorge, e um grande interesse histórico”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.

Esta ligação pedonal, entre o cais da Figueirinha e a baía do Fanal, atravessa o istmo do Monte Brasil e aproveita um caminho já existente no Castelo de São João Baptista.

Serão ainda construídas três bolsas estacionamento gratuito, com capacidade para cerca de 200 lugares, localizados perto do Relvão, a cerca de 300 metros da principal rua da cidade.

“Vai reduzir a pressão de estacionamento noutros parques e alargar a oferta de lugares no coração da cidade”, salientou Álamo Meneses.

A segunda fase das obras, cujo concurso público será lançado nos próximos dias, prevê a proteção da orla costeira da baía do Fanal.

“É urgente por razões de segurança da via. O mar avançou cerca de 40 metros no último século e já coloca em risco a avenida. Em algumas zonas o mar já está a menos de dez metros do passeio”, frisou o autarca.

Está prevista, ainda, a reposição de um aceso à baía do Fanal e a criação de uma zona de banhos, onde já existiu uma zona balnear, destruída por uma intempérie.

No total, a intervenção prevista na zona do Fanal está orçada em cerca de três milhões de euros, com comparticipação de fundos comunitários e do Governo Regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados