Açoriano Oriental
Angela Merkel "duvida" de um acordo sobre o orçamento comunitário
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta noite, em Bruxelas, que duvida que os líderes europeus cheguem a um acordo sobre o orçamento comunitário da União Europeia para o período 2014-2020.
Angela Merkel "duvida" de um acordo sobre o orçamento comunitário

Autor: Lusa/AO online

“Penso que avançámos um pouco, mas eu duvido que alcancemos um acordo”, disse Angela Merkel, à saída da cimeira de chefes de estado e do governo, iniciada na noite de quinta-feira, que foi suspensa até ao meio-dia de hoje (11:00 de Lisboa).

Depois de um dia marcado por múltiplos encontros bilaterais, e de cada um dos 27 líderes ter sido recebido pelos presidentes do Conselho, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, Durão Barroso, a cimeira, que começara já depois das 23:00 locais (22:00 de Lisboa), com cerca de três horas de atraso relativamente ao horário inicialmente previsto, foi interrompida ao cabo de sensivelmente uma hora.

A interrupção deu-se para que todos os estados-membros possam analisar a nova proposta de orçamento colocada em cima da mesa depois dessa ronda de consultas.

A nova proposta do presidente do Conselho para o orçamento comunitário 2014-2020 reduz o impacto dos cortes nas áreas da coesão e agricultura, aquelas que Portugal considera prioritárias, indicaram fontes diplomáticas.

Segundo as mesmas fontes, a proposta mantém uma redução do envelope global em cerca de 80 mil milhões de euros, comparativamente à proposta original da Comissão Europeia, mas com uma redistribuição dos cortes que permite aumentos de 11 mil milhões de euros para a política de coesão e de 7,7 mil milhões para a Política Agrícola Comum.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados