FC Porto

André Villas Boas chega ao Dragão com o "selo" de Mourinho

André Villas Boas chega ao Dragão com o "selo" de Mourinho

 

Lusa/AO online   Futebol   3 de Jun de 2010, 20:24

O técnico André Villas-Boas, que orientava a Académica de Coimbra, da Liga portuguesza de futebol, assinou um contrato válido por dois anos com o FC Porto
O novo treinador do FC Porto para as próximas duas temporadas, André Villas-Boas, iniciou a sua carreira como treinador principal na Académica, em 2009, após sete anos ligado a José Mourinho, para quem desempenhou as funções de "scouting" (observador).

Com 32 anos apenas, é o treinador mais jovem a assumir o comando técnico do FC Porto.

A André Villas-Boas é atribuída a paternidade dos relatórios minuciosos dos adversários de José Mourinho, com quem trabalhou no FC Porto, em 2003/2004, Chelsea, de 2003/04 a 2007/08, e Inter de Milão, de 2008/09 a início de 2009/2010.

Olhos e ouvidos de Mourinho na demanda de informações sobre os opositores, uma grande parte do êxito do "special one", principalmente no FC Porto e Chelsea, é atribuído aos seus relatórios precisos.

Com a entrada pela porta grande do Dragão, substituindo Jesualdo Ferreira, esta é a terceira vez que André Villas-Boas trabalha no FC Porto. A estreia aconteceu pelas mãos de Bobby Robson, em 1994.

Com Bobby Robson, com quem se cruzou por um feliz acaso, André Villas-Boas trabalhou na formação dos "dragões" ao mesmo tempo que tirava os vários níveis do curso de treinador de futebol.

Com o aval do mestre Mourinho, a quem tinha já manifestado o desejo de abraçar a carreira de técnico principal, André Villas-Boas foi apresentado a 13 de Outubro de 2009 como treinador da Académica.

O desafio proposto a André Villas-Boas, então com 31 anos, era a de tirar a Académica de Coimbra do fundo da tabela classificativa da Liga e assegurar a manutenção, o mais cedo possível.

Estreou-se pelos "estudantes" frente ao FC Porto, a 25 de Outubro, e apesar da derrota sofrida no Dragão (3-2), deixou boas indicações, que levariam a despertar o interesse do Sporting para substituir Paulo Bento.

O interesse em contratar André Villas-Boas não passou disso mesmo, o que a acontecer seria escassos dois meses após chegar a Coimbra, e o treinador cumpriu na íntegra a missão que lhe tinham confiado para a Académica.

Luis André Pina Cabral Villas-Boas nasceu a 17 de Outubro de 1977 no seio de uma família de viscondes. O treinador é bisneto de José Gerardo Coelho Vieira Pinto do Vale Peixoto de Villas-Boas, primeiro visconde de Guilhomil.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.