Açoriano Oriental
ANA diz que tempos de espera no controlo de segurança do aeroporto aumentaram
O tempo de espera para o controlo de segurança no aeroporto de Lisboa agravou-se durante esta manhã, devido à greve dos trabalhadores do raio-x, podendo atingir duas horas, disse hoje à Lusa fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

Autor: AO/Lusa

 

Fonte oficial da empresa que gere os aeroportos do país disse hoje à Lusa que os voos estão a decorrer com normalidade em todos os aeroportos com exceção do de Lisboa, devido à greve de 24 horas dos trabalhadores de segurança, nomeadamente a Prosegur e a Securitas, que hoje se cumpre.

"Os voos estão agora a sair com atrasos superiores e as filas de espera no Terminal 1 poderão atingir duas horas e, no terminal 2, [demoram] menos tempo, mas agravaram-se também", disse a mesma fonte, apelando novamente aos passageiros que viajem hoje para que cheguem ao aeroporto com maior antecedência.

No local, a Lusa constatou que, tanto na zona do 'check-in', como na zona do controlo de segurança através de raio-x, o número de passageiros se acumula, estando várias centenas de pessoas alinhadas em fila à espera de passarem para a zona de embarque.

Nos painéis com as informações sobre as partidas agendadas para o dia de hoje, verifica-se que grande parte das ligações da manhã foi ou será realizada com atraso.

Esta paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) Fernando Henriques disse recentemente à Lusa que "os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses".

O sindicalista alertou que, "com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo", podem existir "problemas graves", considerando que "é altura de olhar com atenção para esta questão".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados