Autor: Lusa/AOOnline
De acordo com Carina Coelho, porta-voz da TAP, até às 8:30 da manhã de hoje foram cancelados cerca de 30 voos.
Carina Coelho lembrou que a companhia “ainda não está a fazer uma estatística correta”, mas que o fará ao longo do dia.
“A situação está mais ou menos calma. A TAP tinha 25 mil reservas para hoje mas conseguimos reduzir este número para 10.500”, disse a porta-voz da companhia aérea, reiterando que a companhia está disponível para quaisquer esclarecimentos.
A responsável da TAP apelou para que as pessoas com reservas para hoje e dias seguintes telefonem (para o número 707 205 700) antes de se deslocarem para o aeroporto.
No local, a Lusa falou com um casal de passageiros que saiu de casa, perto de Peniche, pelas 4:00 da manhã, para apanharem um voo para Bruxelas marcado para as 7:05.
Saul Remédios disse ter ligado há dois dias para a TAP para saber se estava tudo bem com o voo e, como a resposta foi afirmativa, saíram de casa acreditando que iriam conseguir apanhar o avião.
“Estamos aqui há horas. A minha esposa foi operada à coluna, podíamos ter sido avisados mais cedo. Chegámos aqui e disseram-nos que havia greve e tentámos que nos arranjassem solução. A única coisa que fizeram foi arranjar-nos um voo numa outra companhia aérea às 16:30 para Madrid e depois lá apanhamos avião para Bruxelas”, disse Saul Remédios.
De acordo com Nuno Fonseca, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a adesão à greve está a ser “muito boa, rondando os 100 por cento”.
Na quarta-feira, o SNPVAC, que representa 2.500 tripulantes de cabine da TAP, antecipou uma “grande adesão” para o primeiro de quatro dias de uma greve convocada para reclamar o cumprimento do Acordo de Empresa.
A TAP previu “uma significativa perturbação na operação da companhia nestes dias”, estimando um custo de cinco milhões de euros por cada dia de paralisação.