Açoriano Oriental
Alunos de 19 escolas do primeiro ciclo recebem uma peça de fruta por dia
Os alunos de 19 escolas do primeiro ciclo nos Açores vão receber uma peça de fruta por dia, numa iniciativa do Governo Regional que se realiza pelo terceiro ano letivo consecutivo para promover hábitos de vida saudáveis.
Alunos de 19 escolas do primeiro ciclo recebem uma peça de fruta por dia

Autor: Lusa/AO Online

"As escolas do primeiro ciclo têm o fornecimento do leite escolar e este é um programa no mesmo âmbito", afirmou Cláudia Cardoso, secretária regional da Educação, em declarações à Lusa, acrescentando que o leite é fornecido a meio da manhã, enquanto a peça de fruta é dada ao lanche, permitindo que as crianças possam "ter acesso à fruta que não levam de casa ou não consomem em casa".

No total, esta iniciativa, que privilegia a fruta produzida na região, vai abranger 1.417 alunos de 19 escolas do primeiro ciclo, localizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira e S. Jorge, estabelecendo este ano um novo recorde de adesão a este programa.

Cláudia Cardoso salientou que a iniciativa pretende "fazer com que as crianças despertem ou fiquem mais sensibilizadas para consumir fruta, o que tem obviamente vantagens para a saúde delas", acrescentando que, desta forma, "a escola promove hábitos de vida saudáveis".

Este programa, segundo a secretária regional da Educação, não acarreta mais custos para os estabelecimentos de ensino, já que é o executivo regional "através do fundo escolar, que dota as escolas dos meios necessários", ainda que represente um acréscimo de trabalho.

"Em termos logísticos, é um acréscimo de trabalho para as escolas, porque implica a distribuição da fruta pelas escolas que não estão na sede, mas julgamos que é um bom programa e que se deve manter e continuar", frisou Cláudia Cardoso.

A secretária regional salientou que a iniciativa resulta de uma parceria entre as secretarias regionais da Educação e da Agricultura, acrescentando que é dada preferência, sempre que possível, aos produtores regionais na aquisição de frutas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados