Alunos da universidade dos Açores pedem presença do reitor em assembleia-geral

Alunos da universidade dos Açores pedem presença do reitor em assembleia-geral

 

Lusa / AO online   Regional   11 de Out de 2014, 12:03

A assembleia-geral de alunos da Universidade dos Açores, convocada para sexta-feira, foi suspensa após três horas de reunião e será retomada na segunda-feira, com os estudantes a apelarem ao reitor para estar presente.

 

A assembleia-geral, a segunda das últimas duas semanas, foi convocada para debater, de novo, as novas regras de pagamento das propinas (em quatro prestações e não dez, como no ano passado) e do regime dos estudantes a tempo parcial.

Os alunos da universidade açoriana entregaram na quinta-feira ao Conselho Geral da academia e ao reitor João Luís Gaspar um documento em que manifestam preocupações em relação a estas duas matérias, contestando as novas regras, que consideram penalizar os estudantes.

O reitor afirmou na quinta-feira, após a reunião do Conselho Geral, que manterá a nova modalidade de pagamento das propinas, mostrando-se disponível para ir à assembleia-geral de alunos prestar esclarecimentos.

No entanto, por questões de agenda, não esteve presente, declarou hoje aos jornalistas Luís Freitas, presidente da assembleia-geral de alunos, que se reuniu durante a tarde com reitor.

Luís Freitas disse que transmitiu aos alunos presentes na assembleia-geral “uma mensagem” do reitor, mas os estudantes decidiram suspender a reunião e insistir na presença do próprio João Luís Gaspar.

“Aquilo que eu queria mesmo marcar é que a assembleia retoma na segunda-feira e o imperativo que é os alunos estarem cá, o imperativo que vai ser a comunicação social estar cá e depois o imperativo que é o reitor vir cá”, afirmou Luís Freitas, recusando fazer qualquer outro comentário para além deste.

A assembleia-geral de hoje, que mobilizou poucas dezenas de estudantes, decorreu à porta fechada e será retomada na segunda-feira, em Ponta Delgada.

No mesmo dia, um grupo de estudantes entregará, em Angra do Heroísmo, um documento com as preocupações dos alunos ao representante da República para os Açores.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.