Açoriano Oriental
Alterações climáticas ameaçam organismos marinhos do Antártico
Uma equipa de 11 cientistas de nove países afirma que as alterações climáticas podem afetar grande parte do Antártico, tornando-se a sua acidificação num dos maiores problemas para os organismos marinhos que ali vivem.
Alterações climáticas ameaçam organismos marinhos do Antártico

Autor: Lusa/AO online

 

"No futuro, devido às alterações climáticas, a acidificação do Oceano Antártico poderá tornar-se num dos maiores problemas para os organismos marinhos que lá vivem", alerta um estudo internacional, desenvolvido por especialistas de diversos países, entre os quais Portugal, afirma a Universidade de Coimbra (UC), numa nota hoje divulgada.

A investigação, cujos resultados foram publicados na revista científica Global Change Biology, visou "avaliar e quantificar" as alterações na Antártida, "uma das regiões do planeta que tem mostrado sinais de mudanças ambientais bastante rápidas e profundas".

Grande parte do Oceano Antártico "vai ser afetada por processos associados às alterações climáticas" e as áreas atingidas "vão ser maiores do que as observadas no passado", sustentam os especialistas.

A pesquisa revela também que "os fatores ambientais que causam stress ao ecossistema marinho do Oceano Antártico poderão chegar a 86%" de todo o oceano, acrescenta a UC.

"Este foi o primeiro estudo a quantificar os múltiplos fatores ambientais que afetam o Oceano Antártico como um todo e a indicar quais as áreas que poderão ser mais atingidas no futuro", salienta José Xavier, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da UC e único cientista português envolvido na investigação.

"As regiões costeiras junto ao continente, e particularmente a Península Antártica, vão ser as regiões mais afetadas por múltiplos stresses ambientais (como, por exemplo, degelo, aumento da temperatura e diminuição do gelo marinho)", salienta José Xavier.

O "maior desafio futuro será avaliar os efeitos destes fatores ambientais na vida dos animais, e em toda a cadeia alimentar, que vivem no Oceano Antártico e qual a severidade desses fatores nas diferentes regiões deste oceano", alerta o cientista marinho, adiantando que os especialistas estão agora a trabalhar nesse sentido.

Além de José Xavier, participam no estudo investigadores de Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia e Reino Unido.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados