Açoriano Oriental
Almoço de "Thanksgiving" homenageia emigrantes regressados
Cerca de 200 emigrantes regressados e deportados participaram hoje em Ponta Delgada num almoço que recriou o Dia de Acção de Graças (“Thanksgiving”) norte-americano, uma refeição com "valor sentimental e cultural" e que homenageou a capacidade de integração.
Almoço de "Thanksgiving" homenageia emigrantes regressados

Autor: Lusa / AO online

Com uma ementa onde não faltou o tradicional peru, vindo dos EUA, o local do almoço foi também decorado "à americana", numa iniciativa promovida pelo Gabinete do Xerife do Condado de Bristol, Xerife Thomas Hodgson, em parceria com a direção regional das Comunidades, para "estreitar laços entre o país de acolhimento e a população regressada".

O almoço integrou ainda a distribuição de cerca de 60 diplomas de mérito, uma forma segundo a diretora regional das Comunidades, de "homenagear a capacidade de integração daqueles emigrantes regressados", salientando que "muitos conseguiram até criar nos Açores as suas próprias empresas".

“No grupo dos regressados temos muita gente bem sucedida que merecia este reconhecimento público. Há também aqueles que regressaram compulsivamente, mas que fizeram da sua vida um autêntico modelo de virtudes”, sublinhou Graça Castanho, em declarações aos jornalistas, frisando os "elevados índices de integração".

Graça Castanho salientou ainda o facto de a iniciativa pretender comemorar uma determinada data e evento que "eram típicos dos espaços de onde vieram", lembrando que, "num processo de regresso, muitas vezes os emigrantes vivem uma segunda emigração confrontados" com um novo país.

Apesar disso, a diretora regional destacou a capacidade de integração daquelas pessoas nos Açores, onde "alguns até casaram, tiveram filhos, criaram emprego e põem de parte um regresso aos países de acolhimento".

O Xerife do Condado de Bristol, Thomas Hodgson, destacou o "elevado envolvimento de todos os voluntários", alguns vindos propositadamente dos EUA, e membros da comunidade que ajudaram na confeção e organização do almoço e de "um dia especial".

Thomas Hodgson, que vai estar em S.Miguel até terça-feira tendo agendado, entre outras atividades, uma audiência com o presidente do Governo regional, Carlos César, destacou "as politicas inovadoras e programas de apoio do executivo para ajudar na integração plena dos regressados às ilhas" e na comunidade local.

O secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, salientou o simbolismo do Thanksgiving, frisando ainda que o Governo regional "procura dar as melhores respostas a cada situação dos regressados", numa atuação que tem em atenção "tanto os bem sucedidos, mas também aqueles que necessitam de ajuda e apoio".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados