Açoriano Oriental
Algumas zonas sem luz em Rabo de Peixe
Algumas zonas da vila de Rabo de Peixe estavam às 11h00 sem energia elétrica devido ao mau tempo.
Algumas zonas sem luz em Rabo de Peixe

Autor: Lusa/AO online

Fonte da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) disse que está a ser reposta a normalidade.

Segundo informações EDA, "a linha das Calhetas de Rabo de Peixe, disparou pelas 10:25 locais”, devido "às fortes rajadas de vento que se fazem sentir" e "algumas zonas ficaram sem luz". Não foi especificado o número de clientes afetados.

"É possível que em algumas zonas a eletricidade já tenha sido reposta, mas noutras não", disse a mesma fonte, frisando que o mau tempo "está a dificultar os trabalhos" das equipas que estão no terreno para resolver a situação.

O furacão ‘Alex’ estava às 11:00 locais a 80 quilómetros a sul da Terceira, ilha que tem “uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto do furacão”.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 11:00 “o furacão estava a 80 quilómetros a su-sueste da Terceira, deslocando-se para norte, a cerca de 39 quilómetros/hora”.

“Isto significa na próxima hora, no máximo duas horas, um aumento significativo do vento, em especial na ilha Terceira, que tem uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto do furacão”, explicou o responsável.

Carlos Ramalho adiantou que nesta ilha do grupo central “é expectável que o vento médio sopre de 100 a 120 quilómetros/hora e a rajada seja de 150 a 170 quilómetros/hora”.

O meteorologista referiu que “o olho do furacão poderá passar pela Terceira cerca das 13:00, sendo que durante a sua passagem pode haver melhoria temporária do tempo, mas depois agrava novamente”.

O grupo central compreende ainda as ilhas de São Jorge, Faial, Pico e Graciosa.

“Quanto ao grupo oriental [ilhas de Santa Maria e São Miguel], o vento médio já atingiu os 72 quilómetros/hora, o equivalente a uma tempestade tropical, e as rajadas foram na ordem dos 100 quilómetros/hora”, esclareceu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados