Açoriano Oriental
Alemanha confiante de que Grécia vai honrar compromissos da UE
A Alemanha está confiante de que a Grécia vai honrar os seus compromissos com o programa de resgate da União Europeia (UE), disse hoje um porta-voz do Governo.
Alemanha confiante de que Grécia vai honrar compromissos da UE

Autor: Lusa / AO online

 

"A Grécia cumpriu as suas obrigações no passado. O Governo assume que a Grécia vai continuar a cumprir os seus compromissos contratuais" com os seus credores, afirmou o porta-voz governamental Georg Streiter à France Presse.

O porta-voz respondia desta forma a um artigo do semanário alemão Der Spiegel, segundo o qual a chanceler Angela Merkel estava preparada para deixar a Grécia abandonar a zona euro se os gregos elegessem um Governo que eliminasse a austeridade em curso no país.

O artigo, que cita fontes próximas do Governo alemão, surge três semanas antes das eleições antecipadas na Grécia e num momento em que sondagens mostram a liderança do partido da esquerda radical, o Syriza, de Alexis Tsipras, que prometeu reverter as reformas impostas pelos credores internacionais e renegociar o acordo de resgate do país.

"O Governo alemão considera que a saída [da Grécia] da zona euro é quase inevitável se o líder da oposição, Alexis Tsipras, vier a liderar o Governo após a eleição, abandonando a disciplina orçamental e não pagando as dívidas do país", noticia o Der Spiegel.

Tanto Merkel como o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, teriam uma visão menos dramática de uma potencial saída da Grécia do conjunto dos 19 países que partilham o Euro, segundo o jornal, que citando fontes anónimas, acrescenta que "ambos sentiam que tal resultado seria suportável".

Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão disse que Schäeuble não quis comentar o artigo.

O Parlamento da Grécia foi dissolvido na quarta-feira depois de não ter chegado a acordo sobre o sucessor do Presidente da Grécia, Karolos Papoulias, e as eleições antecipadas convocadas para 25 de janeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados