Açoriano Oriental
Europeias
Alemães ignoram nomes de cabeças-de-listas dos partidos
A maioria dos alemães desconhece os nomes dos principais candidatos ao Parlamento Europeu e só Silvana Koch-Merin, primeira da lista dos Liberais, foge ligeiramente à regra, indicou esta quarta-feira uma sondagem.
Alemães ignoram nomes de cabeças-de-listas dos partidos

Autor: Lusa/AO Online

Só dois por cento dos inquiridos sabe o nome do primeiro candidato da lista da União Democrata-Cristã (CDU), Hans-Gert Poettering, actual presidente do Parlamento Europeu, de acordo com o inquérito de opinião encomendado pela revista Stern.

Apenas seis por cento conseguiram identificar o cabeça-de-lista do Partido Social-Democrata (SPD) Martin Schulz, líder da bancada socialista e social-democrata no Parlamento Europeu.

Lothar Bisky, presidente do Die Linke (Partido de Esuqerda) e primeiro da lista ao Parlamento Europeu, obteve a mesma percentagem, e Reinhard Buetikofer, cabeça-de-lista dos Verdes, era conhecido por quatro por cento dos inquiridos.

Quanto a Markus Feber, que lidera a lista da União Social-Cristã (CSU) da Baviera, um dos três partidos do governo de Angela Merkel, com a CDU e o SPD, só foi correctamente indicado por um por cento dos inquiridos.

O cabeça-de-lista mais conhecido, segundo o inquérito da Stern, é Silvana Koch-Merin, que se recandidata ao Parlamento Europeu como chefe dos Liberais e foi referenciada por 13 por cento dos participantes na sondagem.

Vinte e seis por cento dos inquiridos indicaram a jovem empresária liberal como a cabeça-de-lista que reúne mais simpatias.

Em resposta à mesma pergunta, só três opor cento dos simpatizantes da CDU sabiam quem é Hans-Gert Poettering e 13 por cento dos apoiantes do SPD conheciam Martin Schulz.

Quanto aos inquiridos próximos do Die Linke, 12 por cento sabiam que o cabeça-de-lista às europeias é Lothar Bisky.

No que se refere aos Verdes, sete por cento dos seus simpatizantes acertaram no nome de Reinhard Buetokofer.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados