Açoriano Oriental
Alemã E.ON faz proposta de compra da EDP
A alemã E.ON fez uma oferta vinculativa de 8,5 mil milhões de euros para compra da participação do Estado português na EDP, com promessas de investimentos nas energias renováveis, noticiou hoje o Der Spiegel.
Alemã E.ON faz proposta de compra da EDP

Autor: Lusa/AO Online

A mesma publicação refere que, em reunião realizada na quinta-feira, o conselho fiscal da E.ON deu "luz verde" ao presidente executivo, Theyssen, para avançar com a operação, que consiste na compra a Portugal da sua quota de 21,35 por cento na EDP.

O governo PSD/CDS reduziu recentemente a quatro os candidatos à compra da referida quota, dando também preferência aos alemães.

Além da E.ON, os outros candidatos escolhidos foram as brasileira Electrobras e Cemig e chinesa Three Gorges.

Portugal tenciona concluir o processo de privatização da EDP, incluído nas medidas de ajustamento orçamental negociadas com a "troika", até ao final deste ano, como foi anunciado anteriormente.

Segundo a imprensa alemã, a participação da E.ON na EDP é encarada como parte da nova estratégia da maior empresa alemã do ramo para investir mais em energias renováveis em Portugal, nomeadamente na energia eólica e na energia solar.

Com a aquisição da EDP, o gigante alemão podia tornar-se líder do mercado mundial no setor das renováveis, segundo as mesmas fontes.

Além disso, a EDP opera no Brasil, o que também foi importante para despertar o interesse germânico na empresa liderada por António Mexia.

Segundo o Der Spiegel, a transação deverá estar concluída ainda este ano, e embora a E.ON suponha que os investidores chineses tenham feito uma proposta mais avultada, acham que terão hipóteses de ganhar o concurso, graças aos seus planos de investir nas energias renováveis em Portugal

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados