Açoriano Oriental
Aguiar-Branco apresenta hoje exercício da NATO "Trident Juncture"
O ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, preside hoje, em Oeiras, à sessão de apresentação nacional do exercício da NATO "Trident Juncture", que vai decorrer em Portugal, Itália e Espanha no outono deste ano.
Aguiar-Branco apresenta hoje exercício da NATO "Trident Juncture"

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o comunicado do gabinete do ministro da Defesa Nacional, o exercício, que envolve toda a estrutura de comando e de forças da aliança Atlântica, é o maior exercício realizado pela NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês) desde 2002.

O exercício abrange 30 nações aliadas e a participação de mais de 25.000 militares e de 230 meios diferentes - 53 navios, sete submarinos, 129 aeronaves e 16 helicópteros.

José Pedro Aguiar-Branco já tinha referido a 24 de junho, após uma reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica em Bruxelas, que o exercício “irá ter uma grande visibilidade”, “reforça a importância de Portugal no contexto da NATO” e constituirá “uma demonstração da capacidade da NATO de responder a situações de ameaça a grande escala”.

Ao longo do exercício, refere o comunicado, "as Forças Aéreas, Marítimas e Terrestres participam em simultâneo em cenários nestes três países Europeus, treinando e certificando as capacidades de reação e prontidão da Aliança".

A cerimónia de apresentação do exercício da NATO está a cargo do ministro da Defesa Nacional em conjunto com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos chefes dos Estados-Maiores dos Ramos.

O exercício ‘Trident Juncture’ é apresentado às 12:00 no Comando Conjunto para as Operações Militares em Oeiras, na mesma manhã em que é também apresentado em Madrid, pelo ministro da Defesa de Espanha, Pedro Morenés.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados