Afluência de turistas enche ilha do Porto Santo até setembro

Afluência de turistas enche ilha do Porto Santo até setembro

 

Lusa / AO online   Economia   18 de Jul de 2015, 11:35

A ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, procurada pela praia de areia fina com propriedades terapêuticas, está "lotada" até setembro, segundo o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

 

"Está completamente cheia, o verão está vendido e potencia já boas perspetivas para 2016", disse hoje à agência Lusa o responsável pela área do Turismo no Governo regional da Madeira.

Para Eduardo Jesus, uma das suas preocupações é "aproveitar esse interesse por parte dos operadores e estendê-lo pelos meses de inverno", para quebrar a sazonalidade que caracteriza o Porto Santo, ilha com 42,6 quilómetros quadrados e uma população residente de cerca de 5.500 habitantes.

A ilha conheceu, sobretudo a partir deste ano, um incremento nas ligações aéreas com Portugal continental (duplicação dos voos charters de Lisboa e Porto, além das chamadas ligações regulares) e com outros mercados como os do Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Itália, França e Espanha.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Filipe Menezes, corroborou as declarações do secretário regional, confirmando que o verão está "lotado", quer para as unidades turísticas convencionais, quer para as de alojamento local licenciadas.

Filipe Menezes atribuiu este interesse à promoção do Porto Santo como destino próprio e não "satélite" da Madeira - "embora seja também importante aparecer conjuntamente em determinadas ações" - e a "todo um trabalho que a autarquia, o Governo Regional, operadores e agentes turísticos têm vindo a fazer pela ilha".

O autarca destacou a segurança, a extensa praia e suas propriedades terapêuticas, a gastronomia, a qualidade da oferta hoteleira e restauração, os percursos pedestres, entre outros, como elementos "identificadores e diferenciadores do destino", que atraem "cada vez mais turistas, fazendo dinamizar a economia local e contribuindo para a criação de postos de trabalho".

O presidente da Câmara lembrou, entretanto, a nova campanha que a autarquia lançou para promover o Porto Santo, como "o segredo mais bem guardado" e que conta com a colaboração dos músicos João Gil e Celina Piedade, e outra, em desenvolvimento, que visa mostrar a ilha "como musa inspiradora e refúgio de artistas e escritores".

Por seu turno, Sérgio Gonçalves, administrador da "Porto Santo Line", proprietária do navio "Lobo Marinho" que faz as ligações diárias ente a Madeira e o Porto Santo e de várias unidades hoteleiras na ilha, manifestou também a opinião de que o reforço das acessibilidades externas catapultou o destino para "os níveis de ocupação atuais”.

“Em junho de 2014 a ocupação média nas nossas três unidades hoteleiras era de 50% e, em junho deste ano, conseguimos já atingir os 80%", afirmou.

O "Vila Baleira" e o "Hotel do Porto Santo", ambos de 4 estrelas e responsáveis por 812 das cerca de 2.000 camas do Porto Santo, contactados pela Lusa, também se mostraram "agradados" pelas perspetivas do verão deste ano.

Face a este "crescimento" populacional no período de verão - ascende as 20 mil pessoas - a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais decidiu, este ano e pela primeira vez, manter uma Equipa Médica de Intervenção Rápida para eventuais casos de emergência e reforçar o Centro de Saúde com médicos de Medicina Geral e Familiar.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.