Açoriano Oriental
Açoriano Oriental organiza Rally à vela entre arquipélagos
Durante 16 dias, oito embarcações vão fazer um cruzeiro à vela entre os arquipélagos dos Açores e Madeira, num evento que junta o gosto pelo mar ao convívio social
Açoriano Oriental organiza Rally à vela entre arquipélagos

Autor: Rui Jorge Cabral
Larga esta sexta-feira, pelas 20h00, o primeiro Rally Arquipélagos organizado pelo Açoriano Oriental, que vai percorrer durante duas semanas as ilhas de Porto Santo, Madeira, Santa Maria e São Miguel, com partida e chegada em Ponta Delgada.

Uma iniciativa integrada nas comemorações do 175º aniversário do jornal Açoriano Oriental e que surgiu naturalmente na sequência da já tradicional Yacht Race organizada também durante o Verão por este jornal.

“Rally” aqui não tem nada a ver com automobilismo ou sequer com uma competição de velocidade para ver quem chega primeiro a um local, sendo sim um termo técnico também utilizado no iatismo para designar um cruzeiro à vela.

 O cruzeiro é, aliás, um tipo de evento muito apreciado entre os iatistas, não só pela componente social associada e pela descontracção de não haver competição, mas também e, sobretudo, pela segurança que oferece durante a viagem.



Rally Arquipélagos desperta curiosidade de embarcações estrangeiras nos Açores

As oito embarcações participantes no evento são o “Desafinado” do skipper Agostinho Silva Ribeiro; o “Oasis” de Manuel António Mota; o “Açor” de João Macedo Leal; o “Trilemus” de Tomás Freitas Azevedo; o “Air Mail” de Luís Decq Mota; o “Danny Boy” de João Mota Vieira; o “Cinco Estrelas” de José Serra e o “Deutch Link” de Mike Priest.

A estes vai juntar-se já na Madeira Rui São Marcos, com a embarcação “Quero Quero”.

Um número de participantes considerado bastante positivo para um evento desta natureza.
A curiosidade é a presença de embarcações estrangeiras, informadas do Rally quando rumavam aos Açores e que decidiram entrar para fazerem a viagem em maior segurança e para interagirem com os iatistas portugueses.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados