Açoriano Oriental
Açores vão concessionar propriedade da Grená na margem da lagoa das Furnas
Os Açores vão concessionar a propriedade da Grená, na margem da lagoa das Furnas, para turismo, informou hoje a Vice-presidência do Governo Regional após ser questionada pela agência Lusa
Açores vão concessionar propriedade da Grená na margem da lagoa das Furnas

Autor: LUSA/AO online

"O Governo dos Açores vai concessionar a utilização para fins turísticos, através de concurso público, do chamado prédio Grená, na margem da Lagoa das Furnas”, na ilha de São Miguel, refere a vice-presidência numa nota escrita, adiantando que “os termos do concurso público, que está a ser finalizado, preveem a recuperação deste imóvel e da área envolvente por parte de privados”.

Segundo a vice-presidência, tutelada por Sérgio Ávila, “este concurso integra-se na estratégia de promoção da diversificação do investimento e do reforço da competitividade das atividades económicas da região, nomeadamente no setor do turismo”.

“Esta decisão permite, simultaneamente, além da oportunidade de investimento e negócio numa zona turística privilegiada, a recuperação de património adquirido pelo Estado em 1987 mas que, sem qualquer utilização até a região ter tomado posse do imóvel, se degradou significativamente”, acrescenta.

Hoje, o deputado único do Partido Popular Monárquico no parlamento dos Açores, Paulo Estêvão, entregou um requerimento no qual pergunta ao executivo regional, chefiado pelo socialista Vasco Cordeiro, se contempla a recuperação da Casa da Grená, a data para as respetivas obras de reabilitação e a finalidade prevista para o espaço.

Em agosto de 2015, num despacho publicado em Jornal Oficial, o Governo dos Açores anunciou que iria tomar posse de três imóveis do Estado no arquipélago, um deles a propriedade da Grená, adquirida para ser residência das figuras de Estado que se deslocassem à região.

O prédio Grená inclui um parque densamente arborizado, um curso de água atravessado por uma ponte, um jardim e um palacete construído por um antigo cônsul inglês na década de 50 do século XIX.

Um outro imóvel que passou para a tutela dos Açores na mesma data foi um prédio urbano onde funcionou o antigo posto da Guarda Fiscal na freguesia de São João, nas Lajes do Pico, tendo este sido alienado em hasta pública e “adquirido para efeitos de investimento privado num projeto turístico”, esclarece a Vice-presidência do Governo dos Açores.

A mesma fonte informa estar em “fase de ponderação” o destino a dar ao prédio urbano da rua de Jesus, na freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, Terceira. Neste espaço funcionaram serviços de apoio ao Ministro da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados