Açores têm assistido a "uma intensificação da erosão costeira"

Açores têm assistido a "uma intensificação da erosão costeira"

 

Bruna Ferreira   Regional   28 de Jul de 2012, 18:16

O Diretor Regional do Ambiente afirmou na ilha do Faial que os Açores têm assistido, nos últimos anos, a "uma intensificação da erosão costeira", em consequência das "tempestades marítimas que são mais frequentes e com um poder destrutivo cada vez maior".

 

 

 

De acordo com uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social, este é um dos vários exemplos das consequências das alterações climáticas, que frequentemente se manifestam por todo o globo, disse João Bettencourt, ao participar na conferência "Alterações climáticas, o que esperar nos Açores", que decorreu no Jardim Botânico do Faial no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza.

 

Segundo defendeu aquele responsável, "o planeta reclama e nós temos a obrigação de agir, de imediato," no sentido de defender e preservar a natureza. João Bettencourt lembrou, a propósito, que os arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) apresentam "o mais elevado grau de endemismos da Europa" e são "um dos centros de biodiversidade mais importantes a nível mundial".

 

Conforme referiu o Diretor Regional do Ambiente, o banco de sementes sedeado no Jardim Botânico do Faial conserva já atualmente sementes das 31 espécies mais raras dos Açores, número que no final do ano deverá aumentar para 50.

 

Investir na aquisição de equipamentos e na ampliação das infraestruturas existentes, bem como providenciar formação às equipas de campo e pessoal de investigação que procedem à recolha e conservação da variabilidade genética das populações de plantas, foram outros dos objetivos indicados por João Bettencourt.

 

Através do Programa PRECEFIAS, os Açores têm procedido também à erradicação e controlo de flora invasora em áreas sensíveis, sendo que esta ação "obriga a uma operacionalidade contínua e ininterrupta em simultâneo com a reintrodução de espécies autóctones".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.