Açoriano Oriental
Açores sob aviso amarelo devido à chuva
As nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores estão hoje sob Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, as ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo Oriental) estão sob 'Aviso Amarelo', por causa da precipitação, desde as 22:00 de terça-feira e até às 09:00 de hoje.

Para o grupo Central, que inclui as ilhas da Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial, o 'Aviso Amarelo' da meteorologia vai vigorar até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também sob 'Aviso Amarelo' o grupo oriental, que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria, devido à previsão de chuva entre as 12:00 e as 00:00 de quinta-feira.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro, aponta o risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje e para o grupo ocidental dos Açores, céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, com períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos na madrugada e manhã.

O vento será de oeste, moderado (20/30 km/h), rodando para sudoeste, tornando-se fresco (30/40 km/h), com rajadas até 50 km/h.

Já para o grupo central, o IPMA prevê, igualmente, céu geralmente muito nublado, também com períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos durante a tarde.

O vento soprará de sudoeste, moderado a fresco (20/40 km/h), com rajadas até 65 km/h, soprando temporariamente de oeste durante a tarde e tornando-se bonançoso (10/20 km/h).

Para o grupo oriental, está igualmente previsto céu muito nublado, com abertas a partir da noite e períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos durante a tarde.

O vento será de sudoeste, fresco a muito fresco (30/50 km/h), soprando por vezes forte (50/65 km/h), com rajadas até 70 km/h durante a tarde, tornando-se moderado (20/30 km/h) à noite.

Em Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus Celsius, em Angra do Heroísmo entre os 17 e os 20, na Horta entre 16 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 19.

No continente e para as regiões do norte e centro, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, que pode ser por vezes forte no litoral a norte do cabo Mondego até ao final da manhã.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral até meio da manhã, em especial no litoral norte.

Para a região sul, o IPMA prevê igualmente céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde e períodos de chuva, em geral fraca, em especial até ao meio da tarde.

O vento será igualmente fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da tarde.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados