Açoriano Oriental
Açores sob alerta amarelo devido ao mau tempo
Nove distritos e o arquipélago dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) de ocorrência de vento forte, assim como ondas de grande dimensão em toda a orla costeira.
Açores sob alerta amarelo devido ao mau tempo

Autor: Lusa/AO online
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco são os distritos sob aviso amarelo, o mesmo acontecendo com todas as ilhas açorianas.

Segundo o IM, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões centro e sul, a partir da tarde.

Os aguaceiros fracos irão marcar presença, tornando-se pouco frequentes a partir da tarde, nas regiões centro e sul.

O IM prevê ainda a queda de neve acima dos 800 metros, subindo para os 1000/1200 metros ao longo da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 Km/h) de oeste, tornando-se em geral fraco (inferior a 20 Km/h) a partir do final da tarde. Nas terras altas, o vento será forte (35 a 50 Km/h), com rajadas na ordem dos 80 Km/h, diminuindo de intensidade ao longo do dia. A neblina e o nevoeiro matinal irão dissipar-se ao longo da manhã.

No arquipélago dos Açores, as previsões são de períodos de chuva, que passarão a regime de aguaceiros fortes, assim como vento forte a muito forte, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 Km/h.

Toda a orla costeira está igualmente sob aviso laranja e amarelo, com a costa ocidental a norte do Cabo Raso a contar com ondas de oeste com quatro metros, aumentando depois para os cinco a 5,5 metros.

A sul do cabo Raso, com aviso amarelo, as ondas de oeste terão dois a três metros, prevendo-se que aumentam para os quatro a cinco metros. A temperatura da água do mar rondará os 14º/16º.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com dois a três metros e a temperatura da água não deverá ultrapassar os 16º.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de cinco, representa situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica, enquanto que o aviso laranja significa situação de risco moderado a elevado.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, Porto deverá atingir 14º, Lisboa 16º, Faro e Ponta Delgada 17º e o Funchal 20º.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados