Açoriano Oriental
Açores registaram no primeiro semestre aumento de 70% nas escalas de cruzeiros
O número de navios de cruzeiros que fizeram escala nos Açores aumentou 70,7 por cento no primeiro semestre de 2015, o melhor de sempre na região, revelam dados da empresa Portos dos Açores
Açores registaram no primeiro semestre aumento de 70% nas escalas de cruzeiros

Autor: LUSA/AO online

De acordo com os dados disponibilizados hoje por Filipe Macedo, presidente da empresa pública regional, em conferência de imprensa, registaram-se nos portos de Ponta Delgada, Horta e Terceira 99 escalas de cruzeiros e 84.467 passageiros, um acréscimo de 70,7 e 38,3 por cento, respetivamente, em termos comparativos com o primeiro semestre de 2014.

Filipe Macedo revelou que no porto de Ponta Delgada houve 46 escalas e 59.038 passageiros, tendo a Horta registado 20 escalas e 16.870 passageiros. A ilha Terceira surge em terceiro lugar com 13 escalas e 5.997 passageiros.

O mercado britânico liderou pelo quarto ano consecutivo.

No primeiro semestre do corrente ano foram ainda recebidas 12 escalas inaugurais e em 2016/2017 os portos dos Açores terão escalas regulares, durante três meses, da operadora “Aida Cruises”, relevou também Filipe Macedo.

O responsável da empresa Portos dos Açores estima que até ao final do ano os Açores recebam 140 escalas, mais 18 do que as registadas no melhor ano até agora (2012). O total de passageiros irá situar-se em cerca de 140 mil, um crescimento de 40 por cento.

Quanto ao impacto que representa o circuito dos cruzeiros na economia dos Açores, com base em inquéritos desenvolvidos nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, cada passageiro deixa cerca de 30 euros em terra, de acordo com Filipe Macedo, o que representa cerca de 2,5 milhões de euros em 2015.

O diretor regional dos Transportes, Luís Quintanilha, considerou, por seu turno, que a aposta do Governo dos Açores no turismo de cruzeiros se revelou uma “grande conquista”, exemplificando com o número recorde de escalas e considerando que se está no “rumo certo”.

Já o diretor executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), António Maria da Costa, deixou um desafio no sentido de se trabalhar na criação de um circuito na área do turismo de cruzeiros que contemple os Açores, Canárias e Madeira, bem como outro inter-ilhas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados