Açoriano Oriental
Açores receberão um montante idêntico ao deste ano ao abrigo do Orçamento de Estado
O vice-presidente do Governo dos Açores disse que o montante que será transferido em 2015 para a região ao abrigo do Orçamento de Estado será semelhante ao deste ano, ou seja, cerca de 251 milhões de euros.
Açores receberão um montante idêntico ao deste ano ao abrigo do Orçamento de Estado

Autor: Lusa/AO online

"Penso que o valor será sensivelmente idêntico ao do ano passado", adiantou Sérgio Ávila, alegando, no entanto, que as transferências do Orçamento de Estado para a região são definidas na Lei de Finanças Regionais, "não havendo qualquer intervenção subjetiva por parte do Governo da República ou do Governo Regional".

Segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado para 2015, a que a Lusa teve hoje acesso, as transferências para os Açores serão de quase 251 milhões de euros (250.963.710). A verba inscrita no Orçamento do Estado de 2014 foi 251.439.198 euros.

"Na globalidade, há uma pequena variação, que deriva do facto de a despesa do Estado deduzida dos encargos para a Segurança Social, que é aquilo que define o montante global das transferências, ter registado uma variação negativa", explicou Sérgio Ávila.

O vice-presidente do Governo Regional salientou ainda que "os Açores aumentam o seu peso relativo nas transferências face à Madeira, porque a população residente nos Açores aumentou face à população da Madeira".

Sérgio Ávila falava aos jornalistas à margem de uma visita a uma empresa de carne e laticínios, em Angra do Heroísmo, uma das que contratou mais estagiários ao abrigo de programas do Governo Regional.

Atualmente, revelou, a taxa de empregabilidade dos jovens que frequentam os programas de estágios do executivo açoriano é "superior a 60%", realçando, contudo, que o Governo Regional criou um programa de integração e inserção de estagiários, no ano passado, em que comparticipa de forma faseada os encargos da empresa com o trabalhador, começando nos 75%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados