Açoriano Oriental
Açores querem responsabilizar Estado por despesas de doentes deslocados no continente
O Governo dos Açores vai apresentar na assembleia regional uma anteproposta de lei para que o Governo da República assuma as despesas com tratamentos dos doentes açorianos deslocados no continente, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.
Açores querem responsabilizar Estado por despesas de doentes deslocados no continente

Autor: Lusa/AO Online

Luís Cabral falava na cidade da Horta, em reação a uma decisão do Supremo Tribunal Administrativo que atribui aos Açores a responsabilidade pelo pagamento das despesas dos doentes açorianos em tratamento em unidades de saúde nacionais.

"Apresentamos esta anteproposta de lei para que fique claro que, por princípios de subsidiariedade, a região não tem o ónus do pagamento das despesas dos doentes açorianos que sejam enviados para o continente para tratamentos que não sejam passíveis de serem prestados na região", justificou.

O governante espera agora que a nova composição parlamentar na Assembleia da República seja "sensível aos argumentos" da região ao apreciar a anteproposta, que será debatida em plenário nos Açores em dezembro.

Segundo o secretário regional da Saúde, a região deve 80 milhões de euros por tratamentos feitos em doentes açorianos deslocados no continente, valor que é muito semelhante à dívida que o Estado tem para com o arquipélago devido aos custos com os doentes que beneficiam do sistema de saúde ADSE.

"Ou seja, na prática, uma dívida anula a outra", referiu o governante.

As divergências sobre quem deve assumir as dívidas dos doentes açorianos que fazem tratamentos em unidade de saúde fora dos Açores já se arrastam há cerca de uma década.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados