Açoriano Oriental
Açores querem atingir 80 a 84% da média da riqueza da UE em 2020
O vice-presidente do Governo açoriano declarou hoje que a região pretende, no final do Programa Operacional dos Açores (POA) 2014-2020, atingir 80 a 84 por cento da média da riqueza dos 28 estados-membros da União Europeia.
Açores querem atingir 80 a 84% da média da riqueza da UE em 2020

Autor: Lusa/AO Online

“O objetivo que está definido é que, no final de 2020, os Açores possam ter um nível de produção e de rendimento que se situe entre os 80 e os 84 por cento da média da UE a 28 países”, declarou Sérgio Ávila no final da apresentação da proposta do POA aos parceiros sociais, em sede do Conselho Regional de Concertação Estratégica, em Ponta Delgada.

Sérgio Ávila considerou que “existe um consenso claro entre todos os parceiros sociais sobre a estratégia a seguir, bem como sobre as prioridades definidas em termos de investimento e os eixos considerados como essenciais”.

“Penso que criámos aqui um consenso bastante importante sobre este documento que é, sem dúvida, estratégico, que irá nortear o desenvolvimento dos Açores e fazer com que os Açores, em 2020, sejam uma região onde se possam concretizar as metas que também apresentamos em termos de objetivos”, disse.

O vice-presidente do Governo Regional considerou “essencial”, até 2020, duplicar o investimento na investigação e desenvolvimento, assegurar que 30 por cento da população entre os 30 e os 34 anos tenha o ensino superior e definir que cerca de 45 a 53 por cento da produção da energia elétrica seja baseada em fontes renováveis.

Sérgio Ávila acentuou que ao abrigo do POA se pretende ainda reduzir para metade a taxa de abandono escolar precoce e situar a taxa de emprego da população entre os 20 e os 64 anos num valor superior a 70 por cento.

“Estes objetivos visam criar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, declarou.

O POA tem uma dotação global de verbas comunitárias - do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE) - de mais de 1,1 mil milhões de euros.

O PIB per capita dos Açores ronda atualmente os 73 por cento do PIB per capita médio europeu, segundo declarações recentes do diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Rui Amann.

Após a negociação do valor do envelope financeiro para os Açores para o período de programação 2014-2020, o processo entra agora numa fase, em articulação com o Governo da República, de submissão à Comissão Europeia das propostas de programas operacionais, no caso específico do arquipélago dos Açores, do POA.

Depois da ronda com os parceiros sociais, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, vai ouvir na quarta-feiraos partidos com assento no parlamento regional sobre este dossiê.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados