Açoriano Oriental
Açores prevêm investir quase 90 ME em Educação, Cultura e Desporto
O Governo dos Açores prevê investir em 2016 quase 90 milhões de euros nas áreas da Educação, Cultura e Desporto, o que representa um aumento na ordem dos 11% relativamente a este ano
Açores prevêm investir quase 90 ME em Educação, Cultura e Desporto

Autor: LUSA/AO online

O anúncio foi feito pelo secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Regional, realizada na cidade da Horta, a propósito das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano.

"Trata-se de proposta positiva, na medida em que prevê um aumento global de investimento na ordem dos 11%, que será distribuído de uma forma mais ou menos equitativa entre as três áreas", adiantou o governante.

No seu entender, este aumento de investimento público merece mais realce porque não ocorre apenas nas áreas da Educação e Cultura (que beneficiam de fundos comunitários), mas também na área do Desporto, que não beneficia de ajudas.

"No desporto, que na perspetiva comunitária é considerado uma prioridade negativa, não se podendo por esta circunstância alocar fundos europeus, as verbas para investimento crescerão tanto quanto as outras e exclusivamente à custa do Orçamento Regional", salientou Avelino Meneses.

O secretário regional destacou, por outro lado, as três áreas fundamentais de investimento público no setor da Educação para 2016, que passam pelo reforço do apoio aos projetos pedagógicos, da ação social e das construções escolares.

Em matéria de cultura, a aposta do executivo socialista passa pela criação de uma rede de museus nos Açores, que permita que "cada uma das ilhas fique munida de uma instituição museológica credível".

Em relação ao desporto, Avelino Meneses destacou três obras totalmente suportadas pela Região: o pavilhão de judo de São Jorge, o pavilhão de Santo Espírito, em Santa Maria, e a pista de atletismo do Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados