Açoriano Oriental
Açores,Madeira e Faro sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima
A Madeira, os Açores e o distrito de Faro estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Açores,Madeira e Faro sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o IPMA, o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) está esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 6 metros (até às 22h00 hora dos Açores).

Sob aviso amarelo está também o grupo central (Faial, Pico, S. Jorge, Terceira e Graciosa) devido ao vento entre as 09h00 de hoje e as 05h00 de terça-feira.

A Madeira está igualmente sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros ou períodos de chuva por vezes forte e acompanhados de trovoada (até às 12h00) e vento forte com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora até às 18h00 de hoje.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se, até às 13h00 de hoje, ondas com 4 a 5 metros.

 

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo o distrito de Faro devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 2 metros entre as 00h00 e as 18h00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial até ao início da tarde e vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora, soprando forte nas terras altas com rajadas até 120 quilómetros/hora diminuindo para 110 quilómetros/hora.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros geralmente fracos, tornando-se mais frequentes para a noite e vento nordeste forte com rajadas até 110 quilómetros/hora.

Para o continente prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando por vezes períodos de maior nebulosidade por nuvens altas e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve e nas terras altas até ao final da manhã e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viseu e em Castelo Branco prevê-se uma máxima de 28 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Faro 29 graus, Portalegre 30, Évora 31, Beja e Leiria 32, Bragança e Vila Real 27, Guarda 22, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 21, Santa Cruz das Flores 20 e Funchal 25.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados