Açoriano Oriental
Açores lideram presidência da Confederação de Municípios Ultraperiféricos
O presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Roberto Monteiro, assumiu a presidência da Confederação de Municípios Ultraperiféricos (CMU) na quinta-feira, tendo apontado como principal prioridade do mandato o combate ao desemprego.
Açores lideram presidência da Confederação de Municípios Ultraperiféricos

Autor: Lusa / AO online

 

"O combate ao desemprego nas RUP's [Regiões Ultraperiféricas], particularmente o desemprego jovem, será a linha mestra da atuação. Além disso, pretendemos desenvolver projetos integrados orientados para a competitividade e o desenvolvimento económico das regiões ultraperiféricas", salientou Roberto Monteiro, numa nota de imprensa enviada às redações.

Para o também autarca da Praia da Vitória, na ilha Terceira, é importante potenciar sinergias entre os vários municípios das Regiões Ultraperiféricas.

"Hoje, vivemos num mundo em rede e a união de esforços dos territórios que sofrem os mesmos desafios é uma estratégia adequada para se ganhar escala e maior voz", explicou.

Roberto Monteiro defendeu ainda a criação de um lóbi ativo em Bruxelas em defesa das RUP, tendo em conta os desafios da existência de um mercado aberto e global, bem como a promoção externa conjunta e o fomento de relações comerciais e empresariais entre Regiões Ultraperiféricas e entre estas regiões e os mercados externos.

A Confederação de Municípios Ultraperiféricos, que integra mais de 200 municípios dos Açores, Madeira, Canárias, Martinica, Reunião, Guadalupe, Guiana Francesa e Cabo Verde, elegeu Roberto Monteiro para a presidência nos anos 2015 e 2016, numa reunião da assembleia-geral que decorreu em Paris.

Em setembro, a assembleia-geral e o conselho de administração da CMU vão reunir-se na Praia da Vitória, onde será apresentado o orçamento e plano de atividades dos novos órgãos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados