Açoriano Oriental
Açores lança concurso público para obras Porto do Topo
O Governo dos Açores lançou o concurso público para o melhoramento das condições e segurança do Porto do Topo, na ilha de São Jorge, um investimento superior a 3,1 milhões de euros e uma antiga reivindicação da população.

Autor: Lusa/AO Online

A obra, com um prazo de duração estimada de 20 meses, vai permitir "uma melhoria substancial das condições de segurança e de operacionalidade da infraestrutura portuária", através da "construção de um molhe-cais com cerca de 60 metros de comprimento, do aumento da área de terrapleno para um total de 1.200 metros quadrados e da construção de uma rampa de varagem de 7,5 metros", segundo a secretaria regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

O aviso do concurso público já foi publicado em Diário da República e, após as obras, o porto passará "a dispor de 73 metros de cais acostável, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da pesca e empresários ligados às atividades marítimas".

O presidente do conselho de ilha de São Jorge, Dário Nascimento, disse à agência Lusa que a obra em causa é "uma reivindicação muito antiga" da população, em particular dos pescadores que "têm dificuldades em operar com as suas embarcações" no inverno.

Dário Nascimento salientou ainda que a execução da obra abre a perspetiva de "ativar o transporte de passageiros entre Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e o Topo", encurtando a duração do tempo de viagem, entre as duas ilhas do grupo. Central.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados