Açoriano Oriental
Açores investe mais de 8ME em Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira
O Governo dos Açores anunciou a adjudicação da empreitada de construção do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - TERINOV, num investimento superior a 8,2 milhões de euros.
Açores investe mais de 8ME em Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira

Autor: Lusa/AO Online

 

A empreitada do Parque de Ciência e Tecnologia, nas antigas instalações do Polo da Terra Chã da Universidade dos Açores, com cerca de 5.000 metros quadrados, tem um prazo de execução de 18 meses após o início dos trabalhos, um investimento integrado no Plano de Revitalização Económica da Terceira.

Segundo o gabinete de imprensa do executivo, o projeto contempla a criação de uma zona para a incubação de empresas, espaços destinados a indústrias culturais e criativas, zonas para empresas existentes, alas de laboratórios de investigação e desenvolvimento destinados à indústria agroalimentar e laboratórios de investigação e desenvolvimento para Biotecnologia.

O parque tecnológico vai dispor ainda de um laboratório para a inovação em produtos lácteos, que funcionará como uma pequena fábrica, onde estarão incluídos espaços para recolha do leite, produção de queijo e de outros derivados, e salas de cura, de refrigeração e de embalagem, de acordo com o Governo açoriano.

Além de espaços administrativos, cafetaria e um 'lounge', o Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira vai ter também uma zona para instalação de estufas, na sua área exterior, e um parque de estacionamento, prevendo-se ainda uma área de loteamento para futuros edifícios.

Para o secretário regional da Ciência e Tecnologia, citado na nota do executivo, o projeto vai criar sinergias entre as vertentes científica e industrial.

Fausto Brito e Abreu considera, também, que o parque tecnológico permite "condições privilegiadas para transferência de conhecimento entre os organismos de ciência e de investigação e o tecido empresarial” dos Açores e será “um polo gerador de postos de trabalho altamente qualificados nas áreas da biotecnologia e das indústrias agroalimentares”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados