Açores entregam hoje candidatura à Rede Europeia de Geoparques

 Açores entregam  hoje candidatura à Rede Europeia de Geoparques

 

Lusa/Aonline   Regional   7 de Nov de 2011, 16:31

A candidatura oficial do Geoparque dos Açores à Rede Europeia de Geoparques será entregue hoje em Lisboa ao embaixador da UNESCO em Portugal, revelou  o diretor da associação GeoAçores, José Leonardo.

A candidatura foi apresentada ontem  ao secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, que representa uma das cinco instituições fundadores da GeoAçores, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão gerir o futuro geoparque.

"O turismo para nós é fundamental e penso que vamos ter aqui uma grande alavanca para o turismo temático", afirmou José Leonardo, salientando que o Geoparque dos Açores tem como lema 'Nove Ilhas, Um Geoparque' e inclui geosítios espalhados por todo o arquipélago, o que a diferencia dos restantes parques já existentes, que se resumem a um único local.

O futuro Geoparque dos Açores integra "mais de 120" locais, alguns dos quais estão ainda em fase de classificação.

José Leonardo salientou que, depois de a candidatura ser entregue na UNESCO, está prevista uma avaliação para meados do próximno ano, devendo a decisão final ser tomada em setembro.

O secretário regional do Ambiente mostrou-se confiante na classificação da candidatura açoriana, recordando que "a região já é conhecida pela diversidade da sua geologia e das suas formações", pelo que se trata agora de "formalizar esse reconhecimento".

"O passo que agora estamos a dar é dizer, nós já fizemos o nosso trabalho de casa, agora queremos que ele seja certificado", acrescentou.

A futura integração do Geoparque dos Açores na Rede Europeia de Geoparques é vista pelas autoridades regionais como uma oportunidade para reforçar a interligação entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais.

Para além do Governo Regional, a associação GeoAçores tem como sócios fundadores as quatro associações de desenvolvimento local da região (ASDEPR, ARDE, ADELIAÇOR, GRATER).

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.