Meteo

Açores em alerta laranja

Açores em alerta laranja

 

Lusa/AO Online   Regional   1 de Mar de 2010, 06:49

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a Madeira e os Açores sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido às previsões de chuva e vento forte.

Na Madeira, o IM prevê vento forte de sul com rajadas até 90 km/h, mas nas terras altas o vento será muito forte (até 70 km/h), com rajadas até 110 km/h.

O vento começará a sentir-se na Madeira principalmente a partir das 10:00, sendo que o aviso laranja incide no período entre as 14:00 de hoje e as 06:00 de terça feira. O IM prevê ainda períodos de chuva por vezes forte entre as 20:00 de hoje e as 01:00 de terça feira.

Nos Açores, o aviso laranja é válido entre as 04:00 e as 12:00 de hoje, devendo-se a aguaceiros.

Nas ilhas do grupo ocidental, o IM prevê períodos de céu muito nublado, embora com abertas ao longo do dia, assim como aguaceiros fracos e vento norte fresco (30 a 40 km/h), com rajadas que poderão alcançar os 60 km/h.

O mar apresentar-se-á cavado, com ondas de três metros e com uma temperatura a rondar os 15 graus Celsius.

No grupo central, o céu apresentar-se-á igualmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, e com períodos de chuva, por vezes forte, durante a madrugada e manhã, passando depois a regime de aguaceiros.

O vento soprará de nordeste muito fresco a forte (40 a 65 Km/h), com rajadas até aos 80 Km/h, rodando para norte.

O mar apresentar-se-á grosso a alteroso, com ondas norte de três a quatro metros e com uma temperatura de 15º.

No grupo oriental, o céu apresentar-se-á muito nublado com abertas a partir da tarde, estando prevista a ocorrência de chuva, por vezes forte, a partir da madrugada e durante a manhã, transformando-se depois em aguaceiros. O IM alerta ainda para a existência de condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento soprará do quadrante leste moderado a fresco (20 a 40 km/h), rodando para noroeste e tornando-se forte a muito forte (50 a 75 Km/h), com rajadas que poderão atingir os 100 Km/h.

O mar apresentar-se-á cavado, tornando-se alteroso e tempestuoso, com ondas de quatro metros de altura e com uma temperatura a rondar os 15º.

Para Portugal continental, o IM não lançou qualquer tipo de aviso, prevendo apenas céu nublado em todo o país, vento fraco e uma subida da temperatura máxima.

Assim, as temperaturas máximas previstas são de 13º para Ponta Delgada, 15º para o Porto, 17º para Lisboa e Faro e 20º para o Funchal.

As barras do Douro e São Martinho do Porto encontram-se encerradas, enquanto que as de Vila do Conde e Figueira da Foz estão condicionadas.

O aviso laranja representa situações meteorológicas de risco moderado a elevado.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.