Açoriano Oriental
Açores e Leiria unidos por uma associação
Com vista a promover o estudo dos concelhos da Região Autónoma dos Açores e do distrito de Leiria, não esquecendo os restantes concelhos do país onde açorianos e leirienses marcaram presença, nas várias vertentes, nasceu a 25 de Agosto de 2008, em Leiria, a Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria (AICA/L).
Açores e Leiria unidos por uma associação

Autor: Daniela Braga Correia

"O principal objectivo da associação é tentar unir a Região Autónoma dos Açores e a Região de Leiria porque existem muitas coincidências entre ambas e, como tal, estamos a trabalhar no desenvolvimento de uma biblioteca e de cadernos que visam promover estas mesmas regiões", afirma Adélio Amaro. Assim, o presidente da AICA/L destacou alguns aspectos que ligam os Açores e Leiria: "quem fundou as cidades de Leiria e de Ponta Delgada, com um ano de diferença, foi D. João III; a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que é um dos grandes símbolos dos Açores, foi oferecida pelo Papa Paulo III, criador da Diocese de Leiria; Antero de Quental escreveu um dos melhores sonetos no Mosteiro da Batalha que pertence a Leiria", entre outros.

Na opinião de Adélio Amaro, os Açores são vistos em Leiria e no restante continente apenas como um ponto turístico, estando a AICA/L a lutar para mudar esta realidade: "nós reconhecemos que o arquipélago açoriano tem muito mais do que a paisagem para dar ao continente e basta falar no património histórico que a Região apresenta", sublinhou. *

 

*Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de Domingo, 10 de Janeiro de 2010.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados