Açores consideram "boa notícia" rotulagem obrigatória de origem do leite em Portugal

Açores consideram "boa notícia" rotulagem obrigatória de origem do leite em Portugal

 

Lusa/AO Online   Regional   24 de Jan de 2017, 13:40

O secretário regional da Agricultura e Florestas, dos Açores, considerou hoje uma "boa notícia" a rotulagem obrigatória da origem do leite e produtos lácteos, na sequência de uma autorização que Portugal recebeu da União Europeia.

“Claramente uma boa notícia, que protege, perante os consumidores, aquilo que são produções nacionais e locais”, afirmou João Ponte aos jornalistas, à margem da apresentação do projeto da sede da Confraria do Leite dos Açores, na ilha de São Miguel.

Portugal recebeu autorização da União Europeia para aprovar um diploma que torna obrigatório que o leite e os produtos lácteos tenham nas embalagens a menção de origem portuguesa, anunciou na segunda-feira em Bruxelas o ministro português da Agricultura.

Capoulas Santos apontou que, até agora, apenas um Estado-membro, França, tinha pedido e obtido idêntica autorização, tornando-se Portugal, “ao fim de cinco meses, o segundo Estado-membro a conseguir essa autorização”, o que permitirá “pôr em execução uma medida que o setor considera muito importante”.

O governante açoriano destacou que esta era uma “luta antiga” que agora é reconhecida e permitirá ao consumidor, quando for a um supermercado, “ter a certeza de qual a origem do produto lácteo que está a comprar”.

“No caso particular dos Açores isso tem muito interesse, porque o nosso principal mercado é o continental e apesar de termos a marca Açores o que acontece, neste momento, é que os mercados ainda são ‘invadidos’ por produtos não nacionais”, sublinhou João Ponte.

Os Açores são responsáveis por 30% da produção nacional de leite e 50% de queijo.

A marca Açores foi criada pelo Governo regional em 30 de janeiro de 2015, baseada na natureza, podendo ser utilizada por entidades públicas e privadas para certificação e promoção dos seus produtos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.