Açoriano Oriental
Açores com nível "muito alto" de radiação ultravioleta
As regiões Sul do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam um valor "muito elevado" de radiação ultravioleta, informa o Instituto de Meteorologia (IM).
Açores com nível "muito alto" de radiação ultravioleta

Segundo a mesma fonte, 14 das 27 regiões analisadas pelo IM, vão apresentar um valor “muito alto” de radiação ultravioleta (UV), com índices entre oito e 10.

A lista das é composta por Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Viseu, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Com o nível “muito alto”, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no “site” do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o 11.

O IM prevê para hoje, nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro nas regiões do litoral a norte do cabo Raso até ao meio da manhã e para o final do dia.

O Norte e Centro registam ainda condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Na região do Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve até meio da manhã.

As previsões apontam ainda para um aumento temporário de nebulosidade a partir da tarde nas regiões do Interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada no Alto Alentejo.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27º em Lisboa, 23º em Faro e 22º no Porto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados