Açoriano Oriental
Açores com maior subida de taxa de ocupação da hotelaria
A taxa de ocupação da hotelaria em Portugal aumentou 6,07% em janeiro face ao mesmo mês de 2015, para 41,39%, com os Açores a apresentarem a maior subida homóloga, revela o AHP Tourism Monitor.
Açores com maior subida de taxa de ocupação da hotelaria

Autor: Lusa

Segundo os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), os destinos turísticos com a taxa de ocupação quarto mais elevada em janeiro foram a Madeira (63,34%), Lisboa (51,35%) e Grande Porto (44,52%).

Todas as categorias registaram subidas das taxas de ocupação, mas as unidades de cinco estrelas destacaram-se com uma variação de 3,22 pontos percentuais (p.p.) face ao ano passado.

"A performance alcançada em janeiro confirma as boas expectativas dos hoteleiros, com a subida de todos os indicadores em praticamente todos os destinos", afirma a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira em comunicado.

Ressalvando que, no que respeita à taxa de ocupação, "Lisboa destoou do quadro geral", registando uma quebra de 4,68%, a responsável apontou os Açores e o Grande Porto como "as regiões que mais se destacaram" neste indicador: os Açores com mais 51% do que no mesmo período de 2015, o que se traduziu numa taxa de ocupação de 34,53%; e o Grande Porto com "uma excelente performance" nas unidades de cinco estrelas, cuja variação atingiu os 25,43%.

Em janeiro, o preço médio por quarto ocupado subiu 0,65% (para 60,58 euros) e o preço médio por quarto disponível (RevPar) aumentou 6,73% (para 25,07 euros), tendo-se a receita média por turista situado nos 94 euros (mais 1,08% do que em janeiro de 2015) e a estada média mantido estável nos 1,82 dias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados