Açoriano Oriental
Açores anunciam concurso de 18ME para transporte marítimo de passageiros e viaturas
O Governo dos Açores vai lançar um concurso público internacional, no valor de 18 milhões de euros, para a concessão do serviço de transporte marítimo de passageiros e viaturas no arquipélago entre outubro de 2015 e dezembro de 2016
Açores anunciam concurso de 18ME para transporte marítimo de passageiros e viaturas

Autor: LUSA/AO online

O anúncio foi feito hoje, na cidade da Horta, pelo secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, que revelou também as obrigações de serviço público a que os operadores concorrentes estarão sujeitos.

"Pretende-se ter um sistema que seja capaz de aumentar, com eficiência, a mobilidade de todos os açorianos, que contribua para o desenvolvimento do mercado interno e que simultaneamente promova a intermodalidade", explicou.

Os operadores que concorrerem às novas obrigações de serviço público terão de assegurar o transporte marítimo regular de passageiros e viaturas, durante todo o ano, nas ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e no Grupo Ocidental (Flores e Corvo), assim como o transporte sazonal, de maio a setembro, entre todos os grupos de ilhas da região.

"Queremos um transporte marítimo que responda com fiabilidade, regularidade, rapidez, conforto e eficiência", insistiu Vitor Fraga, adiantado que as obrigações em causa vão vigorar entre outubro de 2015 e dezembro de 2016.

Uma das novidades das novas obrigações (em relação ao serviço atualmente prestado pelas empresas públicas Atlânticoline e Transmaçor) é a "intermodalidade", ou seja, a coordenação com o transporte aéreo.

Segundo o secretário regional, o operador terá de "ajustar" os seus horários com os da SATA (a transportadora aérea regional), no sentido de facilitar a "intermodalidade" dos passageiros. Terá ainda de oferecer um serviço de "bagagem e carga integrada".

"Queremos que o operador tenha disponível para os seus utilizadores a faculdade de despacharem a sua bagagem no ponto de partida, seja ele por via do transporte marítimo ou aéreo, e que recolham a sua bagagem no destino final", frisou.

Atualmente, mais de 400 mil passageiros utilizam anualmente as carreiras marítimas regulares entre as ilhas do Grupo Central, ao passo que o transporte sazonal movimenta cerca de 190 mil passageiros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados