Açoriano Oriental
Açores acolhem em São Miguel residência literária com escritores norte-americanos
A ilha de São Miguel, acolhe, durante uma semana, uma residência literária que conta com a participação de 15 dos 90 escritores norte-americanos, alguns de origem açoriana, no âmbito do programa literário internacional Disquiet, foi hoje anunciado.

Autor: Lusa/AO Online

 

Um comunicado da direção regional da Cultura adianta que, apesar de se terem realizado no ano passado sessões deste programa nos Açores, será a primeira vez que decorrerá uma residência literária, após a estada dos escritores em Lisboa.

A residência literária vai decorrer de 08 a 15 de julho, e integra, nomeadamente, a realização, na terça-feira, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, de uma sessão de conversa e leitura aberta ao público e aos restantes 14 escritores participantes do projeto.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, realiza, de segunda a quinta-feira, sessões públicas de leitura, disponibilizando ainda, durante a semana, espaço e apoio logístico para os trabalhos criativos dos escritores.

Organizado em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, o programa literário internacional Disquiet tem reunido todos os anos em Portugal, desde 2010, cerca de uma centena de escritores norte-americanos, alguns dos quais de origem açoriana.

Entre os escritores participantes na residência literária estão Jeffery Renard Allen, Autman Samuel, Brendan Bowles, Allen Elijah, Laura Hartenberger, Laura Breitenbeck, Isabel e Marilyn Duarte, Dean Thomas Ellis, Jennie Hann, Scott Laughlin, Oona Patrick, Bridget Pelkie, Silvia e Smith Jared, de acordo com a direção regional da Cultura.

Os escritores vão participar, durante uma semana, em atividades organizadas pela Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com o apoio do Jardim Botânico José do Canto.

A reunião em Lisboa teve início a 25 de junho e termina na sexta-feira, e mobilizou cerca de 90 autores em atividades repartidas pelo Centro Nacional de Cultura, livraria Sá da Costa, Palácio Loreto - Edifício Chiado 8, Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Fundação José Saramago, Grémio Literário, Livraria Ferin, Museu do Aljube, Casa Fernando Pessoa e Casa das Histórias – Paula Rego (em Cascais).

Entre os escritores portugueses convidados para a edição deste ano, em Lisboa, contaram-se Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Maria Teresa Horta, Susana Moreira Marques e Teolinda Gersão.

Maaza Mengiste, Richard Zenith, Katherine Vaz e Terru Witek estavam entre os escritores norte-americanos convidados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados