Açoriano Oriental
Açores abrem concurso de dois milhões de euros para prevenir cheias no Nordeste
O Governo dos Açores lançou hoje um concurso, de dois milhões de euros, que visa prevenir cheias e aumentar a segurança da população na localidade de Pedreira, concelho do Nordeste.
Açores abrem concurso de dois milhões de euros para prevenir cheias no Nordeste

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Esta localidade foi atingida a 3 de setembro de 2015 por chuva intensa, que provocou danos em cerca de duas dezenas de habitações, sem registar vítimas.

À agência Lusa, o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, explicou que "a empreitada vai aumentar a secção de escoamento da linha de água em locais onde tinha constrangimentos".

"Vamos construir uma grande bacia de retenção de caudais sólidos a montante da primeira casa atingida pelo mau tempo de setembro de 2015", adiantou Hernâni Jorge, referindo que "essa bacia tem um duplo objetivo, o amortecimento dos caudais líquidos e a retenção dos caudais sólidos, minimizando o risco de entupimento da passagem hidráulica da estrada regional".

Segundo o responsável, "esta passagem hidráulica vai também ser reconstruída, aumentando a sua secção de escoamento", e a jusante, onde também estão localizadas habitações que foram afetadas pela intempérie, vão ser construídas "mais duas passagens hidráulicas e muros de suporte".

A empreitada contempla a pavimentação do troço da estrada regional, paralelo à linha de água, que ficou destruído, numa extensão de cerca de quatro quilómetros, acrescentou o diretor regional do Ambiente.

A obra, com um prazo de execução de 365 dias, é cofinanciada em 85 por cento pelo Programa Operacional dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados