Açoriano Oriental
Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português, defende diretor do Museu da Língua
O acordo ortográfico fortalecerá a difusão mundial do português e aproximará os países lusófonos, com a valorização da diversidade e da riqueza do idioma, disse à agência Lusa o diretor do Museu da Língua.

Autor: lusa

António Sartini afirmou que o acordo ortográfico pode desagradar a muitas pessoas, num primeiro momento, mas representa um importante passo "para que o belo idioma se desenvolva livremente em cada país".

"Nossa língua, tenho certeza, além de bela é sábia", salientou o diretor, que participará em Brasília na conferência internacional sobre o futuro da língua portuguesa, entre os dias 25 a 31 de março.

"Sou muito otimista com o futuro de nossa língua, pois o português é a sexta mais usada no mundo [a quinta como língua nativa], a terceira do ocidente, e cada vez mais se torna conhecida e reconhecida", sublinhou.

"O Brasil é uma das maiores economias do mundo, Portugal é um país extremamente importante no cenário mundial e europeu e a tendência é que os demais países também ocupem locais de destaque no continente africano e no mundo, quer por suas riquezas naturais, patrimoniais e históricas e, também, económicas, caso de Angola e o petróleo", disse.

Em Brasília, o Museu da Língua Portuguesa apresentará, durante a conferência internacional, uma exposição com parte de seu acervo permanente, como vídeos sobre a origem do português, e também criações especialmente pensadas para o encontro.

A mostra "Linguaviagem" será a primeira realizada pela instituição fora de suas instalações, em São Paulo, para apresentar um pouco da diversidade literária dos oito países de língua oficial portuguesa.

Sartini disse que a conferência internacional, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, será um espaço "privilegiado" de troca e de aproximação entre os países da CPLP.

Criado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa ocupa parte das centenárias instalações de uma estação do Metropolitano de São Paulo e um dos cartões de visita da maior cidade brasileira.

A instituição apresenta a história, a importância e as variações da língua portuguesa, além de promover cursos e eventos para professores, estudiosos e o público em geral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados